sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um novo Bellucci.

O processo de formação de uma carreira no tênis é sempre algo curioso. Ao contrário da maioria das profissões, onde subimos passo-a-passo, no tênis a coisa é um pouco diferente - os tenistas sobem em "pulos". Usarei o exemplo de Bellucci para tentar explicar melhor.

A grande maioria das pessoas que sabem de tênis falam sobre os perigos da passagem do juvenil para o profissional. O juvenil precisa, antes de tudo, se acostumar com o clima e jogo do tênis profissional não só no aspecto técnico, mas também no mental - É o primeiro "pulo" na carreira.

Após o primeiro pulo, o processo fica um pouco mas ameno mas não menos importante. É hora de se acostumar com o jogo dos top-200, depois dos top-100, top-50, e por aí vai. São saltos que tenista "normal" (não os grandes diferenciados, como Federer, Sampras, Guga, etc...) faz para subir na carreira. Bellucci passou com maestria por eles, e agora busca se acostumar com o jogo dos top-15. Gonzalez será um bom teste.

Não estou acompanhando muito o tênis nesta semana, mas vi o jogo de Bellucci contra Capdeville, onde o brasileiro, mesmo jogando muito mal, ganhou a partida. Fiquei contente. Mostrou que ele sabia que ia ganhar independentemente de tudo, pois era superior ao adversário. Na semi-final contra Gonzalez a coisa pode ser um pouco diferente.

Se você está pensado: "Ah! Mas o Bellucci ainda dá as famosas "viajadas" durante os jogos." Eu concordo com você, ainda é um defeito, mas ele melhorou muito. Antes, o brasuca perdia muitos, mas muitos jogos no terceiro set. Este ano ele ganhou todos os terceiros sets, se não me engano. Uma melhora considerável.

Feijão

Confesso que não o vi jogar em Santiago, mas o feito de chegar a uma semi-final de ATP 250 é de se comemorar. Embora fique feliz com o João, é muito claro que ele não vai continuar assim nos próximo mês. Como também não podemos chamar de fracasso se ele perder na primeira rodada de outro ATP futuramente. Como disse antes, é necessário se acostumar.
____________________________________________________________________

PS: Quando falamos sobre a falta de aproveitamento da CBT quando estávamos na "Era Guga", confesso que discordo daqueles que falam que não a aproveitamos. Amanhã falo sobre isso sem falta.

1 comentários:

Anônimo disse...

GUilherme ...

bom post rodrigo... Interessante ver tudo isso o normal seria o belluci nao ter chances contra a poderosa direita do gonzales mas é aquela se ele admitir a inferioridade e jogar so na esquerda e a esquerda do gonzales comecar a confessar ja viu né.