quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Quando a tática desarma o tenista.

Andy Roddick acabou de fechar o jogo contra o brasileiro Thomaz Bellucci em sets diretos. 6/3 6/4 6/4 com alguns belos pontos e um jogo bem diferente a cada set. Apesar do jogo ter sido bom, o foco do post não vai ser sobre os pontos ou games da partida, mas sim sobre um detalhe curioso que notei no primeiro set: A tática que Bellucci entrou em quadra o desarmou.


Bellucci entrou em quadra preparado para "cozinhar" o norte-americano, ou seja, manter Roddick no fundo e esperar um erro não-forçado. Contra alguém do estilo de Roddick, até que essa tática funciona bem, no entanto, Bellucci sofreu com 2 problemas logo no primeiro set: Roddick estava muito regular do fundo de quadra e o fato de que Bellucci não é um tenista que "cozinha" seus adversários.

Bellucci é, e provavelmente sempre será, um jogador bastante agressivo e um pouco ansioso. Quando começou o jogo já se pôde notar que o paulista tinha abdicado de seu estilo e buscava frequentemente o erro do americano, um estilo de jogo muito diferente do usado normalmente pelo brasileiro. Quando isso acontece o tenista fica limitado dentro da quadra, focando somente em sua tática e esquecendo de tentar ir em busca dos pontos.

Bellucci não conseguia fazer pontos no poderoso saque de Roddick, o que o deixava cada vez mais pressionado a confirmar seu saque. A pressão surtia efeito: Roddick perdeu 5 breaks antes de quebrar o brasileiro e fechou o primeiro set por 6/3, provando que a tática não funcionara e, a partir daí, Bellucci saiu de foco e já iniciou o segundo set sendo quebrado (game que fez muitaaaa diferença). No meio do segundo set, por incrivel que pareça, uma coisa boa aconteceu: Bellucci mudou o jeito de jogar e começou a agredir o americano com golpes mais fundos e mais subidas a rede. O jogo começou a ficar mais parelho.

Mesmo com a melhora no jogo do Bellucci, Roddick fechou o segundo set por 6/4 e fomos para o terceiro e melhor set da partida, com Bellucci agredindo mais e sacando cada vez melhor, enquanto Roddick mantinha o mesmo nível de jogo. A partida vinha extremamente disputada quando Bellucci teve um 15/40 (com 3 bons contra-ataques) e não aproveitou. Roddick confirmou e depois quebrou o brasileiro (que tinha 40/15 e um voleio fácil na mão). O americano abriu 5/3 e não teve mais seu saque quebrado. Resultado, 6/3 6/4 6/4.

Teria muita curiosidade em saber como seria o jogo se Bellucci não entrasse com a tática que entrou. No entanto, talvez o jogo tenha servido de lição para Bellucci, de que é sempre arriscado mudar seu estilo de jogo para utilizar uma tática. O mais certo é tentar adequar ao máximo seu jogo ao do adversário.

Bellucci está numa nova fase de adaptação, começando a acostumar com o jogo dos top-10, top-20, o que requer certo tempo. A cada jogo a partir de agora Bellucci aprenderá alguma coisa e provavelmente vai estar cada vez melhor e mais preparado para se tornar um dos grandes. Valeu Bellucci.

2 comentários:

Anônimo disse...

xmxmxmxmxmxmxmxmxm

keep an eye disse...

Será que o cameraman perdeu o lance?